quarta-feira, 15 de junho de 2016

OS BASTIDORES DO SÃO JOÃO DE IBICUÍ

Por: Sillas Prado

Durante os dias que acontecem os festejos juninos podemos ver a alegria estampada no rosto de cada cidadão e cidadã ibicuiense. Mas claro! Afinal, nesses dias nossa cidade se torna referência, com o povo mais hospitaleiro, o melhor clima, milhões de reais circulam pela cidade, os maiores e melhores paredões de som automotivo da região, muita gente bonita, as melhores festas e bandas passarão por nossa humilde cidade do interior que durante esses quatro dias se torna a "Capital do Forró".

Mas e na segunda-feira? Aí já é outra coisa, ninguém precisa saber de nada.

Começa ganhar forma o famoso São João!

As principais ruas do centro vão sendo fechadas para iniciar a ornamentação, os paralelepípedos, postes e árvores aos poucos vão sendo pintados, todo o circuito festivo vai ficando enfeitado com bandeirolas, casinhas de barro e barracas, banheiros são construídos especialmente para o conforto dos foliões, dezenas de casas são alugadas, todas as pousadas lotadas desde o começo do ano, os entulhos são retirados de todas as ruas da cidade, e ai daquele que jogar novamente antes do São João!

Nossa cidade fica realmente muito linda, aproveitar logo para parabenizar a todos os envolvidos na ornamentação, desde os que pintam os paralelepípedos num sol escaldante até os que planejam tudo isso numa sala com ar condicionado.

Não posso esquecer de mencionar a praça Régis Pacheco. Eita praça que recebe uma estrutura digna do tamanho do seu são joão! 

Tudo pensado para que todos se sintam no sofá de suas salas, até para as mulheres que gastam horas e mais horas ficando mais belas, podem ir tranquilas, uma eventual chuva não irá atrapalhar vocês!

São João de Ibicuí, quatro excelentes dias onde tudo seriam flores, se não fossem os outros 361 dias do ano.


Nesses "poucos dias" do ano em que não tem são joão, o que acontece em Ibicuí?


Segundo informações da página "Crimômetro de Ibicuí - Bahia", 11 roubos aconteceram em nossa cidade no período de 40 dias (isso sem contar os que não foram registrados pela página). Esses roubos aconteceram em horários e locais variados. Até roubo às 7h30 da manhã no mercado municipal tivemos e porque não num sábado no final da tarde na nossa tão bela praça Régis Pacheco. Muito desses roubos aconteceram por menores, inclusive esse da praça.

O são joão vai passar, a segunda-feira vai chegar e aí a cidade volta a sua rotina. Entulhos, falta de segurança e por aí vai... Como diz a letra da música de Edgar Mão Branca: "E ainda bem que todo ano vai ter São João. Ai quem me dera fosse festa todo dia..."

Talvez se fosse festa todo dia Ibicuí seria melhor. Feliz São João, curtam em paz e sem bebedeira! 

Diretor-presidente: Pericles Kinho. Edição: Adenilson Kbça. Direção de Arte: Pedro Henrique. Produção/Departamento: Leandro Bahiah. Direção de Marketing: Abel Meira. Colaboração: Jamilson Campos e Werônica Rios. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário