sábado, 25 de junho de 2016

SOBRE RALPH NADER OU DONS E LÍDERES ESPECIAIS.

Por: Pericles Gomes

Tem muitas coisas em Deus que eu tenho uma enorme dificuldade de compreender.  E volta e meia essas dúvidas me atormentam.  Dia desses perguntei a um padre amigo: "Reverendo, porque Deus concede dons especiais a uns e a outros não?" E foi ele que me ajudou a entender. Singelamente -típico de um sacerdote-  me respondeu ele: "Os dons são distribuídos com o único propósito de edificar a Igreja, que segundo a teologia paulina é o Corpo Místico de Cristo. Como sei que a minha resposta é pequena, dado o tamanho comichão que te acompanha, basta que creia no seguinte: Nosso Senhor nos dota não de dons, mas de potencialidades. Somos repletos, cheios de potências, no entanto é somente isso que Ele nos dá. A tarefa de desenvolver as potencialidades é toda nossa". 

Pronto, entendi tudo. O padre tem toda razão. Alguns desenvolvem a capacidade de atenuar as potencialidades que nos são inerentes, outros não. Logo, ninguém é especial porque tem um dom, mas sim porque, transformou esse dom em algo especial. 

Fiz todo esse preâmbulo para falar de alguém muito especial e pouco conhecido e valorizado -coisa muito comum entre as pessoas especiais- no Brasil e em seu país. Seu nome é Ralph Nader, ele  é um advogado e político estadunidense de origem libanesa. Diplomado pelas universidades de Harvard e Princeton, e tornou-se célebre pelas suas campanhas a favor dos direitos dos consumidores, o feminismo, o humanismo, a ecologia e a governança democrática.

Nader criticou duramente a política internacional exercida pelos Estados Unidos nas últimas décadas, que vê como corporativista, imperialista, contrária aos valores fundamentais da democracia e dos direitos humanos. O seu ativismo foi de grande importância na criação de grandes organizações governamentais e não governamentais estadunidenses.

Ao contrário do que parece e se pensa, nos Estados Unidos não tem só dois partidos políticos, logo não tem somente dois candidatos. O que existe mesmo são dois partidos que monopolizaram a política estadunidense. Assim sendo, Ralph Nader candidatou-se quatro vezes a presidente dos Estados Unidos (nas eleições de 1996, de 2000, de 2004 e de 2008), e sabia que ia perder todas, mas ele mesmo nos ensinou que o verdadeiro derrotado é aquele que desistiu e não propriamente aquele que perdeu. Em 1996 e 2000 candidatou-se com as cores do Partido Verde. Em 2004 candidatou-se como independente, com apoio do  Partido Reformista.  

Ralph Nader é um daqueles homens que sempre surge para surpreender o mundo, pois não se encaixa no padrão estabelecido da sua época. Espero que se encantem -assim como eu- pela biografia desse super-humano que engrandece o povo estadunidense. Termino com um pensamento dele que considero uma das coisas mais pontuais que um líder pode dizer: "O verdadeiro líder não forma seguidores. O verdadeiro  líder forma outros líderes". Que nesse momento histórico em que nosso país vive, possam surgir homens republicanos como Ralph Nader para nos ajudar a fortalecer a nossa fragilizada democracia.

Diretor-presidente: Pericles Kinho. Edição: Adenilson Kbça. Direção de Arte: Pedro Henrique. Produção/Departamento: Leandro Bahiah. Direção de Marketing: Abel Meira. Colaboração: Jamilson Campos e Werônica Rios. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário