sábado, 15 de outubro de 2016

POR QUE IBITUPÃ SÓ TEM REGREDIDO?

NO DIA DOS PROFESSORES FAÇAMO-NOS ESTA REFLEXÃO.
ESTÁDIO DO INGAZÃO, IBITUPÃ/BA.

Por: Leandro Bahiah.
Imagem: Internet.

Estes dias conversando com algumas pessoas entre 60 e 70 anos descobri algo interessante sobre Ibitupã. E uma por exemplo, o distrito já teve moeda própria. Exatamente, isso deveu-se a grande influência de Isaura Medrado Dias que gozava da confiança e amizade do governador do Estado da Bahia na época, Otávio Mangabeira. Muitos dos nossos colegas e moradores desconhecem esta informação, e apenas lembram-se dos casos de violência. Agora, como exigir que Ibitupã cresça? Digo isto, porque Ibitupã já foi maior do que é atualmente. Como? Você pode perfeitamente me arguir: - este cara deve estar louco! Ah, você não sabia? Claro que não, porém, depois do curral de Anatalino Silva, indo em direção ao Rio Novo – tudo ali era casas! Pessoas da faixa etária de 65 a 75 podem perfeitamente confirmar esta história, é verídica.
E como Ibitupã regrediu assim? Será que foi a praga rogada pelo Bispo? Segundo contam os mais idosos  – quando sucedeu a guerra de 45, uma disputa sangrenta entre Joaquim Pedro (Filinto) e João Costa, por terras e na troca de tiros Felinto infelizmente levou a pior. Imagina o caos? Pois é, neste furdunço todo encontrava-se o Bispo que celebrava uma Missa na Igreja São Roque e diante daquilo e uma vez saindo num lombo de um jegue rogou uma praga: – Ibitupã vai crescer feito sola no folgo! É o que contam, todavia para mim – a praga ainda não é problema. O problema de Ibitupã está do jeito que se encontra não fora a praga rogada pelo Bispo. As regressões do distrito estão nas ações dos espertos de ontem de hoje, os espertos de ontem hoje figuram-se como personalidades póstumas e digas de terem seus nomes gravados nos bronzes e nos logradouros de Ibitupã. Durma com essa. E não faça barulho! Os espertos de hoje – não podem gostar. 
Como hoje é dia do professor, quero aproveitar o ensejo para parabenizá-los (as) e ao mesmo tempo faço uma simples sugestão: faça com que seus alunos conheçam a história do seu distrito – colham depoimentos, porque não conhecer a história do seu lugar – está fadado a cometer erros e ao fracasso.  PARABÉNS A TODOS OS PROFESSORES E PROFESSORAS - NOSSOS VERDADEIROS HERÓIS.


Diretor-presidente: Pericles Gomes. Edição e Revisão: Adenilson de Oliveira. Produção Executiva: Jailton Silva Gomes. Direção de Pauta: Leandro Bahiah. Direção de Arte: Pedro Henrique. Marketing e Propaganda: Abel Meira Gomes. Colunistas: Pericles Gomes/Leandro Bahiah/Pedro Henrique/Kallil Diaz. Colaboradores: Jamilson Campos/Henrique Alexandria e Josenaldo Jr.

Nenhum comentário:

Postar um comentário