quinta-feira, 6 de outubro de 2016

VENCIDOS E VENCEDORES - TODOS PODEM SER JACUS.

JACU.
Por: Leandro Bahiah.
Imagem: Internet.

Para as localidades que a campanha política já se findou, a normalidade começa a pairar. Ainda tem aqueles resenhistas que ousarão a chamar alguém vencido de Jacu. E sempre encontrará aquele ou aquela que levará na esportiva. Mas tem quem se ofenda. Passa a fase do (Eu sou... E surge a saudade dos carros de som, as músicas engraçadas, as carreatas, o pula-pula, os discursos. Será que durante estes quatro anos os palanques serão desarmados em Ibicuí? Uma ótima indagação. E os Jacus? Você sabe porque chama os perdedores de jacu? Definição: Pessoa simples e de fácil manipulação, que acredita em qualquer coisa que lhes digam. Tem dificuldade de dizer "não", e acaba se dando mal, por fazer coisas que só depois de feita descobre que não devia. 
Tem aqueles que torcerão contra o novo governo, e não o aceita o eleito como seu prefeito (a). Esses não são eleitores, no máximo, um torcedor. Desse que pode ver o time adversário melhor que o seu, porém irá torcer contra e dizer que o outro time não joga nada – é da sua natureza – espera algo contrário, é inútil. Para estes, a vitória sobre os vencidos não basta! É preciso mais, perseguir. Retirar o funcionário da função que o antecessor gentilmente cedeu por competência ou apadrinhamento.
As feridas fecharão com o tempo. Os cristãos voltam a ser cristãos! Frequentarão as missas, já que agora não tem mais passeatas para caminhar. As paredes com os rostos dos candidatos, faz-nos recordar da derrota ou da vitória. E daí, o mau perdedor procurará justificativas: - pularam no sábado! Eles deram cesta básica! Comprou o voto! Comprou o título! Se cicrano fizesse deste jeito era vela e caixão (ah e tem os mais tradicionais) que afirmarão que o candidato fez um trabalho forte no terreiro de Pai de Oteba. Vai saber.
Mas temos aquele vencedor que irá consolar o vencido: - é do jogo, se o prefeito (a) não fizer nada, a gente põe ele para fora daqui quatro anos. Daqui quatro anos? É tempo demais! Depende, isso é relativo. Para quem está de fora, é muito tempo – sem emprego, sofrendo as perseguições – só esperando a hora da campanha chegar, para extravasar sua raiva canina. E para quem está dentro? É pouco. E cada dia que passa, vixe só faz aumentar a preocupação. Quando alguém o chamar de jacu já sabe? Estão dizendo que você é uma pessoa boba, tonta, sem noção. Vejamos quando todos afirmavam que o seu candidato iriá perder com mil votos de frente, e mesmo assim, insistia tu, acreditando nos seus, embora todos já soubessem do desfecho. O legal que o vencedor poderá ser jacu também, como? Vai que o eleito não cumpre com suas promessas de campanha? Bobo foi você, aliás, jacu foi você que acreditou nas falácias dele (a). 
Diretor-presidente: Pericles Gomes. Edição e Revisão: Adenilson de Oliveira. Produção Executiva: Jailton Silva Gomes. Direção de Pauta: Leandro Bahiah. Direção de Arte: Pedro Henrique. Marketing e Propaganda: Abel Meira Gomes. Colunistas: Pericles Gomes/Leandro Bahiah/Pedro Henrique/Kallil Diaz. Colaboradores: Jamilson Campos/Henrique Alexandria e Josenaldo Jr.

Nenhum comentário:

Postar um comentário