segunda-feira, 19 de dezembro de 2016

A ATRIZ PROTAGONISTA DA MINHA NOVELA PREFERIDA É AFRODESCENDENTE.

Taís Araújo em Xica da Silva.
Por: Leandro Bahiah. 
Imagem: Internet. 

Duas coleguinhas conversavam num mundo de faz de conta, e o diálogo, era mais o menos assim: – Eu sou Larissa Manoela. – disse uma. – Eu é que sou a Larissa Manoela – replicou a outra. Esta conversa seguiu, e eu, depois de alguns minutos, interrompi-as. Já que as mesmas já tinham passado daquele estágio (faz de conta) descrito por Piaget. Para os não novelistas, Larissa Manoela é uma atriz juvenil que interpreta as gêmeas na novela Cúmplices de Um Resgate do SBT. Pena que vocês jamais serão Larissa Manoela ou fará parte da Cúmplices – comentei, enquanto ambas se assustaram, a menina menor tentou protestar. Maldade minha? Apenas um comentário pedagógico – e elas entenderam. Eram duas meninas de classe baixa, não faziam parte da elite, não frequentavam escolas particulares e, ambas são afrodescendentes, todavia, vivem com dignidade graças ao esforço de suas famílias.
Larissa Manoela em Cúmplices de Um Resgate.
– Quantos atores e atrizes negras tem no elenco da Cúmplices de Um Resgate? Indaguei-as. As duas pararam, refletiram certamente buscando na mente alguns nomes. Esta é a sociedade perfeita das empresas televisivas comandados por empresários da elite brasileira. Palcos para os brancos, e para os negros? Resta apenas serem telespectadores. E quando tem atores (rizes) negras na tevê é para obedecer uma cota de 10% estipulado por lei, entretanto, a maioria da sociedade brasileira é composta por negros. E geralmente os papéis interpretados por estes artistas afros são estereotipados, e que acaba criando uma imagem negativa, ou seja, passa que aquela é a posição do afrodescendente na sociedade: bandido, cozinheira, babá, diarista, segurança (feitor), motorista de madame.
Como combater o racismo? Se o veículo que deveria combater, estimula tal abominação? Vocês queriam ser artistas de tevê? Arguir as futuras manoelas, e as respostas foram unânimes – Sim. É pouco, necessitaria de um estudo mais aprofundado, contudo, afirmo, os negros gostam de se verem na tevê. Comprem bonecas afrodescendentes, livros com temática, onde os personagens e as princesas sejam afras, isso não é rejeitar o branco, é mostrar que o mundo deve ser de oportunidades para todos. Não quero que todos sejam iguais, mas, que todos tenham as mesmas oportunidades como defendem os socialistas.
– Quantos atores ou atrizes negras foram protagonistas de telenovelas nos últimos tempos? Pesquise, de umas cinquenta novelas você encontrará um número ínfimo mesmo sendo novelas com a temática da (escravidão). Só a atriz Taís Araújo que teve a proeza de mais interpretar protagonistas na tevê, uma em Xica da Silva (1990) na extinta TV Manchete e outra em da Cor do Pecado (2004), TV Globo tem ainda novelas como Cheias de Chame e Viver a Vida. Você há de concordar comigo – é pouco. É preciso enfrentar este sistema com transparência e muito debate – e quando será que duas pré-adolescentes irão dizer: – A atriz principal da minha novela preferida é afra nego?.

Diretor-presidente: Pericles Gomes. Edição e Revisão: Adenilson de Oliveira. Produção Executiva: Jailton Silva Gomes. Direção de Pauta: Leandro Bahiah. Direção de Arte: Pedro Henrique. Marketing e Propaganda: Abel Meira Gomes. Colunistas: Pericles Gomes/Leandro Bahiah/Pedro Henrique/Kallil Diaz. Colaboradores: Jamilson Campos/Henrique Alexandria e Josenaldo Jr.

Nenhum comentário:

Postar um comentário