domingo, 11 de dezembro de 2016

VOCÊ SABIA QUE NO BRASIL O REGIME É DEMOCRÁTICO?

Efígie, figura da República.
Por: Leandro Bahiah.
Imagem: Internet.

Qual é a relação que os brasileiros têm com os seus governantes? E a relação com os poderes constituídos? Qual é a forma de Estado do Brasil? Qual é o nosso regime de governo? Estas indagações são importantes para entendermos o nosso país. Forma de Governo, o que é? É o relacionamento que o povo tem com os seus governantes. Uma das formas é a República "coisa pública": os governantes são eleitos pelos cidadãos (eleição direta) ou pelos seus representantes (eleição indireta), os cargos/mandatos são temporários e os governantes são responsáveis. Já na Monarquia: os governantes são hereditários/tronos, os cargos são vitalícios e os governantes são irresponsáveis.
Sistema de Governo é o relacionamento entre os poderes constituídos, e aí tem-se o Presidencialismo: onde o presidente (a) exerce função monocrática, ou seja, duas funções: chefe de Estado (relacionamento externo com outros Estados), e também é chefe de Governo (relacionamento interno). O outro sistema é o Parlamentarismo: existem duas figuras, aqui a função é dual, ou seja, tanto o presidente, o rei ou o imperador podem ser o chefe de Estado e cabendo ao primeiro-ministro exercer a função de chefe de Governo. Ressaltando que existem vários tipos de parlamentarismo no mundo.
Forma de Estado. O Estado pode ser Estado Unitário: onde o poder é centrado e as leis valem para o todo. Estado Federado: onde o poder é descentralizado, porque tem-se União, Estados e Municípios, e em cada uma destas esferas tem suas próprias leis. E por fim, e não menos importante citamos o Regime de Governo, que é a relação do Estado com o cidadão. No Brasil o regime é Democrático: (demo=povo e cracia=vontade/poder), vontade do povo. Ainda tem o regime Autocrático: (vontade única). Espero que em algum momento da sua vida este temas lhe sirva.


Diretor-presidente: Pericles Gomes. Edição e Revisão: Adenilson de Oliveira. Produção Executiva: Jailton Silva Gomes. Direção de Pauta: Leandro Bahiah. Direção de Arte: Pedro Henrique. Marketing e Propaganda: Abel Meira Gomes. Colunistas: Pericles Gomes/Leandro Bahiah/Pedro Henrique/Kallil Diaz. Colaboradores: Jamilson Campos/Henrique Alexandria e Josenaldo Jr.

Nenhum comentário:

Postar um comentário