sexta-feira, 26 de setembro de 2014

2014 O ANO QUE JÁ TERMINOU PARA IBICUÍ. FELIZ 2015!

Por: Pericles Gomes
Imagem: Internet



Nestes quase dois anos de governo Gilnay, aconteceu algo que eu repudiava, temia e torcia muito para que jamais acontecesse... O povo sentir a falta de Cláudio Dourado. Pois é, aconteceu. A cada dia cresce a insatisfação com o atual governo, e por incrível que pareça ouço muita gente defendendo o “volta Cláudio”. O que considero uma pobreza incomensurável. 


Confesso que depois da tragédia que vitimou o ex-prefeito Abel Cornélio, e com a ascensão da então vice-prefeita Gilnay Santana ao cargo máximo do Município, ela o faria andar a passos largos, já que o ex-prefeito Cláudio Dourado fez com que Ibicuí se estagnasse por quatro anos. Todavia, aconteceu justamento o contrário do previsto. A prefeita mostrou-se despreparada, inábil política e administrativamente para conduzir Ibicuí às melhoras tão aguardadas por todos.

Depois de ter sido Secretária de Saúde do governo Cláudio, e é bom que se diga que foi a melhor época da saúde em nosso município. Todos passamos a admirar e respeitar a administradora que ela demonstrou ser. Contudo, ao chegar à prefeitura não a vimos agir assim com tanta presteza. Abro um parêntese para dizer que em relação às estradas, nunca as vi tão bem cuidadas. Daí um amigo meu dizer o seguinte: “Depois de sair da prefeitura ela já pode se credenciar a uma vaga no DERBA”. Claro que isso é só por que ele não quer dar o “braço a torcer” e elogiar esta parte da administração que anda muito bem.

Volto ao âmago daquilo que quero elucidar. Por conta dos sucessivos erros cometidos pela prefeita e pela sua administração, são muitos os que querem que Cláudio volte. Enumero agora alguns erros que considero cruciais. Primeiro: Tentou unir gregos e troianos e formar um novo grupo político; não conseguiu. Segundo: Brigou com a Câmara de Vereadores e ainda perdeu a presidência da mesma. Terceiro: Montou uma equipe fraca, despreparada e distante do povo; abro mais parêntese para elogiá-la pelo seu Secretário de Administração, o competente, comprometido e muito prestativo com a coisa pública, Marcos Aurélio Jandiroba. Quarto: Ganhou a alcunha de arbitrária e ditadora (não sei se é ela ou a sua equipe, de qualquer forma ela tem culpa). Mas sei o seguinte: Os funcionários vivem amedrontados (concursados e contratados). Quinto: Ouve muita fofoca e não consegue abstrair as críticas ao seu governo; a meu ver um defeito enorme.  Sexto: Ressuscitou alguns líderes políticos que haviam morrido na eleição passada; penso que isso se deva a eleição de deputado deste ano, e é bom lembrar que ela apoia o seu irmão, o candidato à reeleição Gilberto Santana. Sétimo: É muito boa em propaganda, no entanto, o slogan do seu governo está muito distante do “Trabalho e Compromisso”, pelo menos com o povo.

Só para corroborar com o que estou falando basta dar uma olhadinha e veremos que a cidade está cheia de carros plotados, muros pintados, casas com adesivos. E a voz da cidade e carros de som a todo tempo vociferando e enaltecendo as conquistas do seu governo.


Essa semana mesmo pra ser mais preciso sábado passado, dia vinte (20) de setembro. A prefeita apresentou seis (06) carros novos e uma moto que ela acabara de comprar, à vista, dizia o carro de som que acompanhava a apresentação. Aquilo parecia um anúncio de espetáculo circense. Os carros percorreram todo o município, inclusive o meu distrito de Ibitupã. Estava estampada a vergonha no rosto dos motoristas, confesso que fiquei constrangido por eles, era notório que não estavam confortáveis em estar participando daquilo. Foi um verdadeiro circo de horrores.

Agora o que depreendo disso é o seguinte: Aquilo na verdade não passou de uma manobra eleitoreira, pois, no mesmo dia a oposição estava organizando um comício para apresentar seus candidatos a deputado, Davidson Magalhães e Timóteo Brito. Outra coisa: Por que gastar um dia de trabalho de seis (06) motoristas, que poderiam estar de fato trabalhando? Quanto é um dia de trabalho de um motorista? Por que gastar nosso dinheiro com motorista, gasolina e propaganda, se os carros nem nos distritos de Ibitupã e Água Doce ficariam ainda? Não sei quem disse à prefeita que isso dá votos. No meu caso levou à zero a possibilidade de votar em seus candidatos.


Usar o que é público para ludibriar a grande massa carente de informação me parece uma tremenda desonestidade. Moralmente falando... foi um desastre. Dia cinco (05) do próximo mês dirá se tenho razão.


Assim termina o ano de dois mil e quatorze (2014): O município continuará engessado. Santana reelegendo-se ou não a coisa continuará ruim (mesmo assim torcerei para que ganhe para que não piore ainda mais). A Câmara de Vereadores aprovará se for conivente, as contas de Cláudio já reprovadas pelo tribunal. Se cumprir bem o seu papel reprovará. Segundo informações que tive, em qualquer um dos dois casos, Cláudio está tranquilo. Se a Câmara aprovar ele volta nos braços do povo como um super-herói, se não aprovar ele tem uma “carta na manga”. A sua esposa e mãe dos pobres será a candidata em 2016, para salvar Ibicuí. E o povo enfim, deixará a orfandade.

Oxalá que um dia acordemos desse assombroso pesadelo. Se não acordar permanecerei com mais alguns, totalmente resiliente a tudo isso.

Boas festas. Feliz Natal e um próspero ano novo. 

Diretor-presidente: Pericles Kinho. Edição: Adenilson Kbça e Leandro Bahiah. Direção de Arte: Pedro Henrique. Produção/Departamento Comercial: Amauri Leão. Direção de Marketing: Abel Meira. Colaboração: Edilene Bahiah, Jamilson Campos, Matheus Lima, Thaylana Santos e Werônica Rios. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário