sábado, 27 de setembro de 2014

CONVERSA DE POETAS SOBRE COMPRA DE VOTOS. DE QUEM É A CULPA? EIS A QUESTÃO!

Por: Leandro Bahiah.
Imagem. Terra dos Náuas

Na campanha política alguns ibicuienses vivem um dilema: vender ou não o voto... Eis a questão. Esta é máxima proposta por Shakespeare. Tem-se todos tipos de moralistas e legalistas que defendem e criticam os eleitores sem levar em conta a realidade social dos mesmos. Os puritanos defendem que o voto não pose ser vendido e aconselha o cidadão (ã) a votar no melhor candidato; Existem outros que propõe que os eleitores devam vender o voto e parte da premissa que o cidadão(ã) só consegue algo durante a campanha, ou seja, de dois em dois anos e que depois de eleitos os políticos não trarão benefícios algum para sua cidade e por isso justifica-se tal atitude. Têm aqueles que pregam que a politica é igual clube de futebol e que as pessoas devem votar por paixão, estes são contra a metamorfose e tem aquela velha opinião formada sobre tudo.
E você mãe ou pai de família se encaixa em qual categoria? O puritano, o vendido ou apaixonado? Ibicuí tem pessoas que nem direito de escolher qual eleitor quer ser, não tem liberdade devido a sua condição social. Infelizmente deve ainda existir pessoas que vivem em condições de extrema pobreza no município de Ibicuí. Os que se dizem Líderes tem que pensar primeiramente no povo (coletivo) e não no individual ou grupo politico, do contrario o discurso torna-se incoerente e vazio já que no Brasil existem lideres que recebem dinheiro para fazer campanha, principalmente para deputados, enquanto o povo sofre.
E você mãe ou pai de família que não tem o amparo algum seja ele do Estado ou da Sociedade e se ver diante de um candidato ou cabo eleitoral que tem o poder de solucionar o seu problema e com influencia é capaz de conseguir uma cirurgia para seu ente que inspira rapidez e cuidado urgentíssimo e que há meses espera na fila do SUS? Que Pais é Este? Indagava o poeta Renato Russo. E de quem é a culpa? É de quem não consegue assegurar aos seus filhos o direito de ser um eleitor puro, consciente, vendido ou até mesmo um apaixonado. Todavia canta os Titãs: "Nenhuma Pátria Me Pariu".
Dignidade! E quem são os culpados? É o Estado e a Sociedade. Desconfiem dos puritanos e amem os justos. "Metamorfose", "Nenhuma Pátria Me Pariu", "Que Pais é Este?" e "Ser ou não ser, eis a questão". Talvez seja conversa de poetas, mesmo assim, é bom refletir por dignidade, justiça e liberdade. Já que no momento fraternidade e igualdade é apenas um sonho utópico. Se puder, vote consciente.


Diretor-presidente: Pericles Kinho. Edição: Adenilson Kbça e Leandro Bahiah. Direção de Arte: Pedro Henrique. Produção/Departamento Comercial: Amauri Leão. Direção de Marketing: Abel Meira. Colaboração: Edilene Bahiah, Jamilson Campos, Matheus Lima, Thaylana Santos e Werônica Rios. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário