sexta-feira, 4 de novembro de 2016

QUEM QUER FAZER UMA EXCELENTE REDAÇÃO NO ENEM? VEJA DICAS.

Redação de Bahiah Enem/2014 
Por: Leandro Bahiah.
Imagem: A. P. 

Existem pessoas que se apavoram diante de uma página em branco na hora de dissertar uma REDAÇÃO (Enem, vestibulares, e etc.). Isso acontece com pessoas que não são habituadas a ler e nem a escrever. A redação geralmente tem um peso significativo e pode decidir o futuro do estudante.
Para quem pretende fazer um texto dissertativo-argumentativo, o redator tem que ater para os princípios básicos como: introdução, desenvolvimento e conclusão. O que conceituei carinhosamente de aperitivo, prato principal e sobremesa. Quero enfatizar que as dicas que darei é baseada não na parte teórica – sim na pratica.
INTRODUÇÃO. É onde você irá preparar o leitor para o assunto abordado, o leitor terá uma noção do tema proposto (aperitivo). Geralmente gosto de iniciar uma introdução com citação de uma reportagem, estatísticas, artigo... e isso não é uma regra (quatro a cinco linhas é o recomendado). O redator que assisti telejornais, ler livro e escreve tem maior chance. (O Rio Novo fica a maior parte do ano seco, segundo o Enfoque Entretenimento), esse é um bom exemplo de introdução, o importante é citar o nome da fonte, isto dará mais credibilidade ao que você está argumentando. (Segundo os especialistas, tem-se notado...), são exemplos de como introduzir.
DESENVOLVIMENTO. Será onde você irá expor as causas do problema e a solução minunciosamente (detalhadamente). (Por que o Rio Novo fica a maior parte do ano seco?). Você irá enumerar as causas: retirada de areia, desmatamento da vegetação nativa nas margens do rio, e etc. Contudo, você já pode ir dando as soluções para as causas do problema, isto depende de cada redator. Sempre aliado a uma linguagem formal e não coloquial, usando soluções de diferentes áreas do campo cientifico. Não é preciso que o texto obedeça a uma ordem cronológica como (dia, tarde e noite... etc.), porém a lógica é necessária. Veja: Qual é a solução para apagar um incêndio? Jogando água seria a (lógica, a razão), e não colocando mais fogo. No meu caso – ponho as melhores ideias na ordem decrescente, ou seja, as melhores por último, no desenvolvimento exige-se mais linhas – apelido de (prato principal).
CONCLUSÃO: você dará a SOLUÇÃO das causas do problema expostos por você no desenvolvimento. Sempre levando em conta que não é qualquer solução, é aquela que respeita os princípios básicos dos direitos humanos. É a (sobremesa) você irá imprimir o seu ponto de vista, convencerá o leitor (Corregedor), que este é o caminho certo, é aqui que o redator dará a solução das soluções. (Como solucionar o problema da seca do Rio Novo?). (Fiscalizar, reflorestar... e etc.).
O Enem já vem com um texto auxiliar, introdutório e que você não pode COPIAR, e isso já dificulta porque já tira a chance de você citar aqueles dados levando em conta que você já sabia. 
Sempre com letras legíveis, não recorra de expediente como alongar letra para encher o texto forçadamente. Não imite a redação de ninguém, mesmo porque todos nós temos um ESTILO PRÓPRIO e ÚNICO de escrever. O segredo para se fazer uma ótima redação, é fazer com que o ato de escrever seja prazeroso e não sofrível, é preciso que o futuro redator/aluno passe a ler mais, assistir telejornais com um outro olhar, um olhar crítico. E com o tempo não terás mais dificuldades de fazer a bendita redação. Lembre-se que no RASCUNHO cabe tudo e, depois você vai lapidando o texto (tirando os excessos, a gordura do texto), optando por uma palavra ou outra (pintou a dúvida como escreve tal palavra? Troque por um sinônimo.). E sempre obedecendo a estrutura de um texto dissertativo-argumentativo. Obs.: segundo os especialistas você pode usar o novo ou velho acordo ortográfico, uma vez que, o governo brasileiro suspendeu a adoção do novo acordo, Angola e outros países estão reavaliando, porém, jornais, livros já utiliza o novo no brasil – recomendo que use o novo.  
MAIS DICAS. Use um vocabulário vasto (apreciável), faça uso de siglas conhecidas estabelidas pela normas como IBGE, UNE, CNBB, caso contrário você terá que especificar como ACFCAssociação Capoeira de Filhos de Canjiquinha.  O mesmo serve para as abreviaturas: ETC pode, porém pode ser encarado como pobreza de pensamento. Já abreviatura Vc (você) não é aceita. Faça só o que lhe for cobrado, se a redação pede 15 linhas, então, não ultrapasse, o corregedor pode achá-lo esnobe. Nunca deixe uma redação sem TÍTULO, caso já tenha, não coloque outro, você poderá ser desclassificado. Você é obrigado a usar uma linguagem formal, todavia não rebusque demais o texto (pomposo), novamente o corregedor pode achá-lo esnobe. Fuja das gírias como (Zé Ruela, Zé Mané...). Não use enunciado como (Eu acho... quem acha não tem certeza) o mais adequado na terceira pessoal do plural - acreditam-se. Período muito longo e frases longas que podem tornar incompreensíveis e também não é recomendável o uso do sinal gráfico como reticências (...), o corregedor pode interpretar como (pobreza de argumento).
ERROS. Gramaticais como de Impropriedade vocabular ''O criminoso foi pego em fragrante (flagrante)”. Acentuação gráfica "Comprei na loja de conveniência vários ítens (itens) é sem acento". Emprego da crase "O Projeto Mesa Brasil está promovendo uma campanha de ajuda as crianças vítimas da seca (ajuda a quem?). Às vítimas da seca”. “Enviamos à V. Sª. o resultado das avaliações. (Vossa não admite artigo antes, portanto, o correto seria “a V. Sª...”. Fique atento a erros de Grafia “Comprei três quilos de mortandela (mortadela)”. Emprego de pronomes "Comprei este lindo relógio para mim usar no casamento (para eu usar)". Emprego de verbos em três casos: conjugação verbal "A polícia militar não interviu a tempo de evitar o assassinato (verbo intervir – composto de inter/vir – passado de vir, ele veio. Então o passado de intervir é interveio), tempo verbal "Encontrei Alice no mesmo lugar que, anos antes, recebeu-me. (recebera)'' e modo verbal ''Não estou certa de que essa decisão satisfaz a todos. (satisfaça)''. Morfologia em substantivos e adjetivos – ocorrem em dois casos: plural dos nomes compostos "Os dois páras-choques dos carros foram atingindo na colisão. (pára – verbo parar – não vai para o plural. O correto seria (para-choques) e sem acento de acordo com novo acordo ortográfico. Gênero dos substantivos ''Mandei Larissa comprar uma guaraná na bodega. (um guaraná – palavra masculina)''. Regência verbal ''As madeireiras estão visando o mercado externo. (visar, no sentido de ter em vista, pede preposição “a”. O correto seria visando ao mercado). Concordância verbal e nominal ''Vamos esperar que V. Sª. manifeste vossa escolha. (o pronome de tratamento sempre concorda com a 3ª pessoa dos pronomes. O correto seria sua escolha)''. Colocação pronominal ''Enviaremos até a próxima semana os pedidos que encomendaram-nos. Nos encomendaram)”. Vícios de linguagem: Ambiguidade "Onde está a vaca da sua avó?" (Que vaca? A avó ou a vaca criada pela avó?). BarbarismoComeu um roast-beef (anglicismo - o mais adequado seria comeu um rosbife)". Cacofonia "Ele beijou a boca dela”. Plebeísmo "Ele era um tremendo mané!". Prolixidade é o excesso de palavras para exprimir poucas ideias. Pleonasmo vicioso "Ele vai ser o protagonista principal da peça" (o protagonista é, necessariamente, a personagem principal). Solecismo - de concordância “Fazem três anos que não vou ao médico (Faz três anos que não vou ao médico). Regência "Ontem eu assisti um filme de época. Ontem eu assisti a um filme de época”. Colocação "Me empresta um lápis, por favor. (Empresta-me um lápis, por favor)”. Eco "O aluno repetente, mente alegremente”. Colisão. "O papa Paulo VI pediu a paz."
E agora? Organize suas idéias – ahhh ideia perdeu o acento! Pratique, faça uma ótima redação. Boa sorte a todos neste sábado e domingo de Enem.


Diretor-presidente: Pericles Gomes. Edição e Revisão: Adenilson de Oliveira. Produção Executiva: Jailton Silva Gomes. Direção de Pauta: Leandro Bahiah. Direção de Arte: Pedro Henrique. Marketing e Propaganda: Abel Meira Gomes. Colunistas: Pericles Gomes/Leandro Bahiah/Pedro Henrique/Kallil Diaz. Colaboradores: Jamilson Campos/Henrique Alexandria e Josenaldo Jr.

Nenhum comentário:

Postar um comentário