terça-feira, 12 de dezembro de 2017

ENFOQUE PERSONALIDADE PÓSTUMA - D. ROMILDA OLIVEIRA SILVA.

SUERLAINE E DONA LÓ.
Por: Leandro Bahiah. 
Fotos: Internet. 

O Enfoque Personalidade Póstuma fará uma justa homenagem a uma mulher que contribuiu e muito com o seu labor para com Ibitupã e para com sua gente. A pessoa em questão não fora política, nem professora e muito menos alguém da chamada “elite” definitivamente, não. Refiro-me a poçoense Romilda Oliveira Silva. Ainda não ligou o nome a pessoa? Pois bem, é a eterna e saudosa Dona Ló – a insubstituível. A merendeira da nossa infância e juventude.
D. Ló nasceu no dia 14 de janeiro de 1944 no município de Poções/BA.  A mesma era filha da Sra. ­­­­­Ana Silva e do Sr. Manoel Oliveira da Silva. A família da mesma viera para Ibitupã aproximadamente entre os anos 60 e 70, chegando à boa terra, fincou suas raízes e casou-se com Sr. Lalu. Mãe de Evaldo, Luís Carlos, Ana Lúcia,  Geovane, Laura e dos irmãos gêmeos Laércio e Laerte e avó de Fabiana, Vitória, Júnior, Diego, Diogo, Rian, Ricardo, Rafael e Luís Henrique. Uma mulher extrovertida/extraordinária, de bom humor e de uma irreverência sem igual. Marcou-nos profundamente enquanto alunos e pessoas e, somos gratos pela dedicação da mesma a frente da João Manoel da Silva.
FABY (NETA)
D. Ló faleceu no dia 21 de junho de 2016 na cidade de Medeiros Neto/BA, deixou o seu irmão conhecido como Seu Santos que até hoje reside na Terra de Deus, todavia fora em Ibitupã que D. Ló trabalhou como merendeira nas escolas ibitupaenses, não só cozinhava como também servia-nos. Amava trabalhar, fazia com amor o seu trabalho – sempre com o sorriso no rosto. Muito amável e tinha o respeito e o carinho de todos. Sua simplicidade cativava-nos, o seu coração enorme e generoso era sentido e visto nas ações por todos nos. O servir era sua vocação! Atendia a todos os alunos(as) com amabilidade, respeito e isonomia, repito sempre sorrindo e fazendo os outros rirem: – Quer repetir meu filho? – sempre indagava D. Ló. Talvez para alguns daqueles meninos e meninas fosse à única, ou seja, a principal refeição do dia, e por isso, D. Ló fazia aquela pergunta tão oportuna. Estava garantindo assim o repeteco!
Sua habilidade na arte de cozinhar era reconhecida por todos, inclusive, pelos paladares mais “sofisticados” da alta roda social ibitupaense.
– Merenda gostosa! – exclamavam os admiradores da Senhora de feição alegre e serena. D. Ló deveria saber que uma pessoa bem alimentada aprende melhor, brinca e ri muito mais. Explica-se o fato de D. Ló fazer sempre aquela pergunta tão oportuna: – Quer mais um pouquinho meu filho? – A sua generosidade transbordava em ações concretas; E quiçá aquela alegria, as suas risadas fossem por que a mesma ajudava tantos e tantas? Aqueles alunos e alunas sem expectativas que nasciam condenados: era condenado por sonhar, nada era lhes permitido, entretanto, a bondade daquela senhora, fazia com que acreditássemos na humanidade.
As pessoas perdem a oportunidade de fazer homenagens a figuras em vidas como é o caso de D. Ló, é uma verdade e como disse um compositor despolitizado: “Quero flores em vida...”. Contudo, o Ibitupã News faz reparo e destaca a Senhora de fibra e que tanto contribuiu com Ibitupã e com sua gente e o seu labor na arte de alimentar, de cuidar e por que não dizer educar? Haja vista, que suas atitudes, o seu tratar pode ser perfeitamente seguidos como exemplo de vida.
D. LÓ SORRIDENTE SEMPRE!
Romilda Oliveira, a merendeira, a cidadã bondosa que via na educação o sentido de alguém não só de sonhar como de também de realizar porque “Os sonhos fazem com que nós vivamos o dia-a-dia, e as utopias fazem com que nós vivamos uma vida inteira”, tenho dito.
D. Ló está entre-nos, com seu exemplo, com suas risadas e resenhas e causos, com sua simplicidade, com sua generosidade, com sua fé em Deus e na educação e no tratar com os seus e não semelhantes – imortal! Pessoas como D. Ló são imortais pela sua obra aqui na terra. E suas receitas? São livros onde esconde a arte das gostosuras que se possa imaginar. É a arte de uma culinária que nos orgulha como ibitupaense e, no mais, talvez nem fosse tão segredo assim – o segredo: é o tal do amor mesmo.
D. Ló está em nossos corações e mentes. Pessoas especiais como a imortal fazem com quer a vida tenha sentido e o dia a dia mais palatável. Precisa-se de mais pessoas como D. Ló e de menos bolsonaros neste mundo de intolerância e desrespeito. Deus acolheu-a no seu infinito colo e mais feliz agora está D. Ló, e recompensada está por tanto ter feito aqui na terra com sua bondade por todos nos, e sem esperar por nada em troca. D. Ló é a negação do não dar o valor econômico as coisas, mas, de dar valor as pessoas e o trabalho – coisa que nossa sociedade desconhece vítima de uma herança baseada no genocídio dos índios e da mão de obra que fora escravizada do povo africano.
O que se pode esperar de uma pessoa que nasceu em um lugar que o lema é “FIDES et LABOR”? Fazendo uma tradução livre “Fé e Trabalho”.

Obrigado Dona Ló!


Diretor-presidente: Pericles Gomes. Edição e Revisão: Adenilson de Oliveira. Produção Executiva: Jailton Silva Gomes. Direção de Pauta: Leandro Bahiah. Direção de Arte: Pedro Henrique. Marketing e Propaganda: Abel Meira Gomes. Colunistas: Pericles Gomes/Leandro Bahiah/Pedro Henrique/Kallil Diaz. Colaboradores: Jamilson Campos/Henrique Alexandria e Josenaldo Jr.

Nenhum comentário:

Postar um comentário