sábado, 16 de dezembro de 2017

VEREADORES DE IBICUÍ NÃO COMPARECEM A SESSÃO E ENGAVETA PROJETO DE INICIATIVA POPULAR.

O GRAVE INCIDENTE DA CÂMARA DE VEREADORES DE IBICUÍ, A REALIDADE QUE NOS TRÁS E A NOTA DE ESCLARECIMENTO NO VÍDEO ABAIXO, DO MOVIMENTO CIDADANIA IBICUIENSE.

Lúcio Galvão Dias.
Por: Lúcio Galvão Dias.
Imagem: Internet.

Na última quinta-feira (14), a Câmara de Vereadores de Ibicuí vivia um momento histórico para toda cidade. Seria a votação do primeiro Projeto de Lei de Iniciativa Popular da história do município. No entanto, as misteriosas ausências de 5 dos 9 vereadores que compõem a casa inviabilizaram a votação de uma lei tão importante para o povo ibicuiense. Prova disso é que o projeto contou com 774 assinaturas. Acompanhe abaixo o texto postado por um dos representantes do Movimento Cidadania Ibicuiense, que acompanha um vídeo com uma Nota de Esclarecimento sobre a questão. Confira o vídeo na Pagina do Sr. Lúcio Galvão Dias.
"As pessoas que acompanham o meu Face e as redes sociais têm visto a luta de muitos de nós, desde o dia 17 de agosto, quando a Câmara de Vereadores enviou pedido ao Prefeito, para doar um terreno estimado em meio milhão de reais para a I Igreja Batista de Ibicuí.
Essa atitude gerou uma grande manifestação popular, culminando com um Projeto de Lei com 774 assinaturas, de pessoas de todas as vertentes do Município. Nesse projeto pediamos apenas que antes de doar, vender ou emprestar os dois terrenos que restam ao patrimônio público, no centro de Ibicuí, fizessem uma consulta para saber se o povo concordava ou não com isso.
Mesmo depois da Igreja ter desistido da doação, por causa da forte manifestação contrária do povo. Continuamos lutando pela aprovação do projeto, pois antes disso, outras entidades particulares já quiseram se adonar do referido terreno, o que pode vir a acontecer futuramente.
Ontem (14.12.2017) fomos na Câmara de Vereadores de Ibicuí para acompanhar a votação do Projeto de Lei. Porém ao chegar lá, logo soubemos que o projeto não poderia ser votado, porque cinco vereadores não compareceram.
Queriam nos fazer acreditar que coincidentemente, cinco vereadores ao mesmo tempo, ou adoeceram, ou tiveram algum motivo que os impediu de estarem presentes na sessão daquele dia para exercer o trabalho para o qual ganham um alto salário (por volta de R$ 6.000,00). Quando na verdade ficou claro um manobra de boicote contra o PRIMEIRO PROJETO DE INICIATIVA POPULAR DA HISTÓRIA DE IBICUÍ, projeto este que alguns vereadores já tinham nos pedido para arquivar, o que eles conseguiram fazer ontem.
Os ausentes foram: Bernardo, João Rocha, Tatá, Neormisia e B.A. Curiosamente, se não me engano, todos da Bancada da Situação (os que apoiam o prefeito).
Mas as coincidências não acabam por aí, até a linha telefônica da Câmara deu defeito e não teve como transmitir a sessão pela rádio. Que coisa, não acham? A Casa que deveria ser do Povo, se transformou na Casa das coincidências. Só que das coincidências CONTRA O POVO.
Longe de mim achar que a ação dos Vereadores foi da vontade exclusiva deles apenas e o grande problema não é esse, apenas. O problema a princípio, é que os vereadores deveriam ser autônomos em suas decisões e não cederem a interferência direta de PODERES EXTERNOS AO LEGISLATIVO.
Mas ainda há tempo vereadores, de dizerem porque foram vistos na Câmara e na cidade pela manhã e a noite não compareceram na sessão, para cumprir suas obrigações. Se é que há explicação para isso?
Ainda há tempo de dizer quem foi o homem inescrupuloso e vil, que arrancou os fios do telefone para impedir a transmissão da sessão e CHAMOU A POLÍCIA para comparecer ao recinto, no intuito de intimidar pessoas de bem. Um dos maiores absurdos que já vi acontecer em Ibicuí! Mas esse é um capítulo a parte, porque o cidadão em questão adora chamar a polícia. Porém ele se esqueceu que os presentes ali eram pessoas de bem, que não têm medo de polícia. Porque quem tem medo de polícia é bandido.
E pra saber qual cidadão danificou o telefone pra não ter transmissão na rádio e chamou polícia para constranger pessoas de bem, basta perceber qual a PEÇA DO XADREZ DO PODER não estava presente na sessão do dia 09 de novembro, quando demos entrada no Projeto de Lei e fizemos uso da palavra. Naquele dia, houve transmissão e ninguém chamou a polícia para intimidar o povo. Já ontem, foi diferente. Posso até estar enganado, mas cada um faça sua análise.
Porém ao deixar claro que existe e existiu a todo momento interferência externa sobre os membros do Legislativo, contra a nossa ação e contra um Projeto de Lei de autoria do povo de Ibicuí. E mesmo alguns vereadores se dizendo favoráveis ao Projeto de Lei do Povo, não isento nenhum vereador. Nenhum deles está correto, pois nenhum deles podia permitir que nada. Digo NADA, nem ninguém interferisse no andamento correto e legal dos trabalhos daquela Casa. E mesmo não sendo autores da ação, ao saber do que está acontecendo de errado, têm o dever moral e legal de comunicar ao POVO DE IBICUÍ toda a verdade. De combater e impedir a ação dos que querem praticar a ilegalidade, pois foi pra isso que os elegemos. Nunca pra deixar que o povo seja engando e desrespeitado, como aconteceu ontem.
Mas estou tranquilo, pois sei que fiz. Quer dizer, que NÓS - MOVIMENTO CIDADANIA IBICUIENSE - fizemos o papel que nos cabia. E se não fosse por nós, o terreno que é do povo já estaria com alicerce construído, pra servir a ESCOLA PARTICULAR, de uma minoria que não precisa. No entanto, diante de ações como a de ontem, não duvido que aconteça lá na frente, o que já vimos no Saia Rodada em relação a grandes terrenos.
Enfim, no começo de tudo eu sentia que essa situação não era por acaso; e não foi. Está aí a realidade, pra quem quiser conferir. Uma Câmara de Vereadores rachada em três pedaços e nem um deles tem a coragem de estar inteiramente a favor de quem deveriam de fato estar: QUE É O POVO DE IBICUÍ.
E o futuro, o Novo Tempo tão apregoado, batalhado e esperado? Com ações desse tipo jamais chegará.
Frente a tanta decepção, só espero que não cheguemos a passos largos, no nível do tempo passado. Tempo que queremos esquecer. Mas se continuar desse jeito, não vai demorar para que queiramos esquecer do tempo vindouro, antes mesmo de conhecê-lo.
Quem ler este texto e tiver o mínimo de noção do cenário político atual de Ibicuí e de tudo que se descortinou com o incidente da doação desse terreno, entenderá exatamente o que eu estou dizendo. Porque o que aconteceu ontem na Câmara de Ibicuí, deixou visível muito do que estavam tentando esconder até então.
Existe muito ainda a ser dito, porém em tempo e se realmente for necessário, diremos. Ou direi. No momento é nosso dever agradecer ao povo que firmemente batalhou por acreditar na luta pelo direito de decidir sobre o que lhe pertence, que colheu assinaturas, que assinou, que se fez presente e que foi desrespeitado por aqueles que deveriam defendê-los e representá-los.
E ainda pior, onde algumas pessoas que fazem parte do movimento cidadania ibicuiense e possuem algum dependência de emprego público, estão sofrendo ameaça velada e indireta. Isso é monstruoso!
Um povo cujo erro frente aos olhos de seus gestores e legisladores, foi lutar para o que lhe pertence sirva a todos igualmente e não a um pequeno grupo religioso rico, ou a outros que futuramente queiram se adonar do pouco que ao povo resta.
Segue o vídeo, com conteúdo bastante esclarecedor.
Obrigado a todos!
#VERGONHADOSVEREADORESDEIBICUI"
Parte superior do formulário


* Lúcio Galvão Dias - O mesmo é filiado do PSOL - Partido Socialismo e Liberdade e do MCI - Movimento Cidadania Ibicuiense e trabalha como Secretário na Escola Municipal Josefa Viana.


Diretor-presidente: Pericles Gomes. Edição e Revisão: Adenilson de Oliveira. Produção Executiva: Jailton Silva Gomes. Direção de Pauta: Leandro Bahiah. Direção de Arte: Pedro Henrique. Marketing e Propaganda: Abel Meira Gomes. Colunistas: Pericles Gomes/Leandro Bahiah/Pedro Henrique/Kallil Diaz. Colaboradores: Jamilson Campos/Henrique Alexandria e Josenaldo Jr.

Nenhum comentário:

Postar um comentário